O match como novo elemento na formação de laços eróticos afetivos na sociedade midiatizada

Autores

  • Renata Rezende Universidade Federal Fluminense/UFF
  • Fernanda Costantino Universidade Federal Fluminense

Resumo

O artigo analisa a dinâmica dos aplicativos de relacionamento na formação de laços erótico-afetivos na sociedade contemporânea. Por meio de percurso bibliográfico e de entrevistas semiestruturadas com usuários dos apps Tinder e Happn, exploramos o conceito de match, ferramenta disponível nessa ambiência, que indica uma combinação inicial e passa a simbolizar e representar um novo elemento nas categorizações dos encontros amorosos, neste início de século XXI. Observamos diferentes tensões provocadas e/ou refletidas por esses aplicativos, que indicam importantes transformações no imaginário coletivo dos encontros amorosos, cada vez mais atravessado pela atuação do capitalismo e pela cultura do consumo nas relações cotidianas.

Biografia do Autor

Renata Rezende, Universidade Federal Fluminense/UFF

Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Pós-Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ); Doutora em Comunicação e Mestre em Comunicação e Imagem (ambos pela UFF); especialista em Novas Tecnologias da Comunicação (pela Cândido Mendes). Formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tem experiência em narrativas audiovisuais e multimídia. Trabalhou por mais de 8 anos em Televisão (TV Globo/ES). Atualmente coordena o LEA - Laboratório de Experimentos Audiovisuais. Desenvolve pesquisas nas áreas de Audiovisual e Multimídia (com ênfase em redes sociais).

Fernanda Costantino, Universidade Federal Fluminense

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (UFF). É integrante do Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia (Multis). Mestre em Mídia e Cotidiano e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela mesma universidade. Desde 2016, estuda as sociabilidades e construções identitárias nos aplicativos de relacionamento. Possui experiência profissional na área da comunicação, em redação, assessoria de imprensa e produção de conteúdo.

Downloads

Publicado

2024-11-21

Como Citar

Rezende, R., & Costantino, F. (2024). O match como novo elemento na formação de laços eróticos afetivos na sociedade midiatizada. Logos, 31(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/80965

Edição

Seção

"Amor da cabeça aos pés" (vol. 2): "Lésbicas devem voltar à torre"