Corpo, desejo e afeto em Boa sorte, Leo Grande (2022), um filme de Sophie Hyde

Autores

  • Sandro Aragão Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Arthur Fiel Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2024.80502

Resumo

Em nosso trabalho buscamos refletir, a partir do filme Boa sorte, Leo Grande, da diretora Sophie Hyde, como a relação entre corpo, desejo e afeto aparece no longa, e se imbrica na troca que Leo Grande e Nancy Stokes têm entre si, partindo de seus diálogos, dos textos corporais enquadrado pela câmera e de todos os outros elementos que compõe a obra. Para tal, nos baseamos teoricamente em Byung-Chul Han (2017; 2019), partindo de suas concepções de afeto e poder; em Paul B. Preciado (2017; 2022), tendo como mote suas reflexões, principalmente, sobre o corpo; Judith Butler (2016), quanto ao que concerne a perfomance, entre outros teóricos. Dividimos o ensaio em quatro partes, seguindo a ordem dos encontros que os dois protagonistas tiveram, utilizando-nos de um movimento de escrita que cresce no mesmo percurso narrativo do filme.

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Biografia do Autor

Sandro Aragão, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Letras - Português/ Literaturas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e mestre em Literatura Brasileira/Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF), compôs o quadro de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), no subprojeto Discurso linguístico-intercultural nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), na área de Literatura Hispânica (2015 - 2016), coordenado pela Profª. Drª. Débora Ribeiro Lopes Zoletti e do Grupo de Pesquisa Gênero, Sexualidade, Infância e Educação, coordenado pelo Profº Dr. Jonas Alves Junior. Foi Pesquisador Júnior na Fundação Biblioteca Nacional e colaborador no PET - Conexões de Saberes: dialogando e interagindo com as múltiplas realidades e saberes da Baixada Fluminense (UFRRJ), orientado pela Profª. Drª. Fernanda Felisberto. Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Coordenador de Língua Portuguesa da EJA na Secretaria Municipal de Educação de Nilópolis e faz doutorado em Ciência da Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Arthur Fiel, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenador do Observatório do Cinema e Audiovisual Capixaba (OCAC) na mesma Instituição. Doutor em Comunicação (PPGCom) e Mestre em Cinema e Audiovisual (PPGCine) pela Universidade Federal Fluminense. É também bacharel em Cinema e Audiovisual (UFF) e licenciado em Letras e Literaturas de Língua Portuguesa (UNESA). Tem experiência em docência no Ensino Básico e Superior. Interessado em Estudos da Narrativa e Análise Fílmica; História, Política e Economia do Cinema e da Televisão no Brasil; Produção Audiovisual; Ficção seriada e obras animadas; Cinema e Literatura Infantojuvenil e outras intersecções literárias. Integra o Laboratório de Pesquisa e Produção Audiovisual (LAPPA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o grupo de estudo e pesquisa em animação (AnimaMídia/UFF).

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

ROCHA, Sandro Aragão; FIEL, Arthur. Corpo, desejo e afeto em Boa sorte, Leo Grande (2022), um filme de Sophie Hyde. Logos, Rio de Janeiro, v. 31, n. 2, 2024. DOI: 10.12957/logos.2024.80502. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/80502. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

"Amor da cabeça aos pés" (vol. 2): "Lésbicas devem voltar à torre"