Documento porque ficciono, ficciono porque documento: a ressignificação de imagens de arquivo no cinema brasileiro contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2013.7698Keywords:
Documentário. Ficção. Ressignificação.Abstract
No cinema brasileiro recente, o diálogo entre o documentário e a ficção tem merecido destaque, com produções de baixo orçamento e ideias originais. É o caso de Santiago (João Moreira Salles, 2007) e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, 2009), filmes que trabalham esse diálogo de forma sutil e diegética, ressignificando imagens de um arquivo próprio, pessoal.
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SOUZA VIEIRA CORREIO, Marcelo Dídimo. Documento porque ficciono, ficciono porque documento: a ressignificação de imagens de arquivo no cinema brasileiro contemporâneo. Logos, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, 2013. DOI: 10.12957/logos.2013.7698. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/7698. Acesso em: 3 jun. 2025.
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