A anterioridade afetiva e o comum no consumo de experiência na CCXP

Autores

  • Leonardo Soares da Silva UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2025.76611

Palavras-chave:

Consumo de experiência, anterioridade afetiva, comum.

Resumo

Este artigo deriva da etnografia da CCXP realizada na tese de doutorado do autor e analisa a aplicação do conceito de consumo de experiência no evento, relacionando-o com os de anterioridade afetiva e comum. Além o conhecimento prévio das narrativas da cultura pop, o estudo revelou que o consumo de experiência ocorria também devido ao afeto por seus elementos, desenvolvidos antes do evento. Assim, quanto maior era esta anterioridade mais os participantes suspendiam voluntariamente a descrença, maior era sua imersão na atmosfera criada por seu imaginário e mais intensa a fruição consumida. Como este imaginário era coletivo, concatenava os sentidos e emoções, fazendo da cultura pop um território simbólico responsável por instaurar o comum no evento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Soares da Silva, UFRJ

Sou formado em Administração de Empresas pela UFRJ, fiz mestrado acadêmico em Administração no IAG - PUCRJ, com concentração de pesquisa em Marketing e sou doutor em Comunicação pela ECO UFRJ, com linha de pesquisa em Midias e Mediações

Downloads

Publicado

2025-12-11

Como Citar

DA SILVA, Leonardo Soares. A anterioridade afetiva e o comum no consumo de experiência na CCXP. Logos, Rio de Janeiro, v. 32, n. 64, 2025. DOI: 10.12957/logos.2025.76611. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/76611. Acesso em: 4 fev. 2026.