Metamorfoses: futuros possíveis para a comunicação no Antropoceno

Autores

Palavras-chave:

Antropoceno, metamorfose, naturezacultura.

Resumo

Qual é o papel da comunicação no Antropoceno? Que tipos de metamorfoses são necessárias para conviver com a emergência climática e a sexta extinção em massa do Planeta? O Antropoceno é a era geológica marcada pelas profundas transformações da Terra, que revida às ações extrativistas. Se quisermos sobreviver, do ponto de vista do clima, precisamos mudar a concepção moderna de natureza. Este ensaio se desdobra na reflexão do que nos trouxe até aqui e nos possíveis antídotos para abrir espaços de inventividades coletivas de outros modos de fazer mundo e produzir ciência. Com apoio de pensadores indígenas brasileiros e filósofas feministas da ciência, colocamos o conceito de metamorfose para nos ajudar a pensar os planejamentos possíveis em níveis individual e coletivo, e composições das ciências com saberes indígenas, na produção de terrenos de vidas plurais no Antropoceno. 

Biografia do Autor

Fernanda Haskel, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda no PPG Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). . Administradora pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), mestre em administração pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Mediações, Humanidades e Subjetividades - Mediatio (UFRJ/CNPq) e Micropolítica e produção de cuidado no trabalho (UFRJ/CNPq).

Lucimara Rett, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Publicitária e Professora Associada da Escola de Comunicação (ECO). Professora Permanente e vice-coordenadora do PPG em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Comunicação pela UMESP (2009). Co-líder do Grupo de Pesquisa Mediatio (UFRJ/CNPq) e pesquisadora nos grupos CAC (UERJ/CNPq), CIEC (UFRJ/CNPq).

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Haskel, F., & Rett, L. (2023). Metamorfoses: futuros possíveis para a comunicação no Antropoceno. Logos, 30(1), 129–144. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/73388

Edição

Seção

Dossiê 'Metamorfoses: proposições para conter a desertificação do planeta'