Sociabilidade e comunicabilidade: convivências ontológicas em zonas de contato e contágio

Autores

Palavras-chave:

Antropoceno, Convivências ontológicas, Sociabilidade.

Resumo

O artigo objetiva repensar o conceito antropocêntrico de sociabilidade em interface com o de comunicabilidade, tendo como eixos analíticos: a) os eventos empíricos ligados ao Antropoceno, que colocam em xeque a dicotomia natureza-cultura; b) o debate em torno das Humanidades Ambientais, que destacam as formas de sociação multimodais entre humanos e não humanos e levam a um conceito de humanidade mais próximo de epistemes indígenas e do pensamento crítico-ecológico contemporâneo Ocidental. Diante de relações comunicacionais interontológicas, propomos pensar a noção de convivências – como modalidades de sociação que não depuram as posições modernas de humano e não humano – bem como a ideia de uma comunicabilidade ecológica que opera por contato e contágio. 

Biografia do Autor

Tiago Barcelos Pereira Salgado, UFMG

Docente da graduação em Comunicação no Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte. Doutor em Comunicação pela UFMG, com estágio doutoral na EHESS, em Paris, na França. Pós-doutorado em Comunicação pela PUC Minas.

Luciana de Oliveira, UFMG

Professora-extensionista e pesquisadora no departamento e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Doutora em Sociologia e Política pela UFMG. Pós-doutorado em Antropologia Social pela UNB. Líder do grupo de pesquisa CORISCO.

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Salgado, T. B. P., & de Oliveira, L. (2023). Sociabilidade e comunicabilidade: convivências ontológicas em zonas de contato e contágio. Logos, 30(1), 65–80. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/73330

Edição

Seção

Dossiê 'Metamorfoses: proposições para conter a desertificação do planeta'