A cidade e reconfigurações dos vínculos sociais em tempos metamórficos

Autores

Palavras-chave:

cidade, comunicação, metamorfose

Resumo

Este artigo aborda o espaço urbano contemporâneo sob dois aspectos: o primeiro é previsível e trata das questões da comunicação tecnológica inserida em uma economia imaterial financeira globalizada. O segundo é imprevisível e está relacionado à emergência de um contexto de crises – sanitária, ambiental, econômica e política. Nosso objetivo é contribuir para desvelar as camadas de sentido presentes nos fluxos comunicacionais que incorporam uma nova percepção do espaço urbano no cenário metamórfico, transfigurando as formas de ocupar o mundo e construir relações. Neste sentido, o tempo se impõe como elemento-chave na conquista de um modo de vida que leva em consideração a relação com o entorno e a comunidade. Importante destacar que o fato de estarmos conectados em rede não garante que estejamos nos comunicando, nem estreitando nossos vínculos sociais. 

Biografia do Autor

Adriana Lima de Oliveira, PPGCOM-ESPM-SP

Doutora e Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo na ESPM, São Paulo, com período sanduíche no CIC-Digital, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal. 

Gisela Grangeiro da Silva Castro, PPGCOM - ESPM - SP

Docente do Programa de Pós-Graduação Strictu Senso em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, São Paulo. Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), com pós-doutorado no Goldsmiths College, Londres. 

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Oliveira, A. L. de, & Castro, G. G. da S. (2023). A cidade e reconfigurações dos vínculos sociais em tempos metamórficos. Logos, 30(1), 49–64. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/72269

Edição

Seção

Dossiê 'Metamorfoses: proposições para conter a desertificação do planeta'