Sonhos e fabulações das epistemologias do cosmos vivo: costurando modos metamórficos de agir no mundo

Autores

Palavras-chave:

Metamorfose, Ficção especulativa, Hopepunk.

Resumo

Partindo da ideia de metamorfose proposta por Emanuele Coccia, desenhamos um percurso que nos levará a pensar, a partir de temporalidades espiraladas, as ilustrações entomológicas da cientista Maria Sibylla Merian (1647 - 1717), bem como as narrativas de ficção especulativa hopepunk, que defende futuros esperançosos em contraposição às histórias de teor pessimista ou apocalíptico. Em uma estratégia de costura metodológica a partir de patchworks narrativos (GÜNEL; VARMA; WATANABE, 2020), mobilizamos os materiais apresentados em ressonância com dados etnográficos provenientes de entrevistas presenciais com G., jovem artesão e aprendiz de curandeiro da etnia shipibo na Amazônia peruana (Tamshiyacu, 2013). Os retalhos apresentados nos permitirão explorar vínculos e pontes experienciais entre epistemes diversas, navegando pela contação de histórias, a oniria e a fabulação enquanto modos metamórficos de pensar e agir no mundo.

Biografia do Autor

Raquel Assunção Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da UFRN. Mestre em Comunicação pela UFPE. Especialista em Cinema e Bacharel em Publicidade pela UFRN. E-mail: assuncaoraqueloliveira@gmail.com.  


Ana Gretel Echazú Böschemeier, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora no Departamento de Antropologia (DAN) e na Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFRN. Doutora em Antropologia pela UnB. E-mail: gretigre@gmail.com.

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Oliveira, R. A., & Böschemeier, A. G. E. (2023). Sonhos e fabulações das epistemologias do cosmos vivo: costurando modos metamórficos de agir no mundo. Logos, 30(1), 13–30. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/72250

Edição

Seção

Dossiê 'Metamorfoses: proposições para conter a desertificação do planeta'