Táticas de comunicação on-line na defesa de demandas indígenas na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2022.69944

Palavras-chave:

Representação política, Comunicação on-line, Mobilização indígena

Resumo

Neste trabalho analisamos a dinâmica da representação política não eleitoral de demandas indígenas em campanhas realizadas pela ONG Greenpeace Brasil da organização Mobilização Nacional Indígena (MNI). Nosso objetivo é identificar táticas de comunicação on-line a partir de conteúdos publicados pelas organizações em suas fanpages na rede social Facebook, entre março e agosto de 2016, período de intensificação de discussões sobre o licenciamento ambiental para a construção da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, que alagaria parte do território Munduruku, no Pará. Identificamos as principais demandas defendidas por Greenpeace e MNI e características das ações considerando as categorias Information politics, Symbolic politics, Leverage politics e Accountability politics.

Biografia do Autor

Thiago Almeida Barros, Universidade da Amazônia

Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC-Unama), jornalista e professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade da Amazônia.

Edgar Monteiro Chagas Junior, Universidade da Amazônia

Doutor em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA), coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

Barros, T. A., & Chagas Junior, E. M. (2023). Táticas de comunicação on-line na defesa de demandas indígenas na Amazônia. Logos, 29(1). https://doi.org/10.12957/logos.2022.69944

Edição

Seção

Fluxo Continuo