Táticas de comunicação on-line na defesa de demandas indígenas na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2022.69944

Palavras-chave:

Representação política, Comunicação on-line, Mobilização indígena

Resumo

Neste trabalho analisamos a dinâmica da representação política não eleitoral de demandas indígenas em campanhas realizadas pela ONG Greenpeace Brasil da organização Mobilização Nacional Indígena (MNI). Nosso objetivo é identificar táticas de comunicação on-line a partir de conteúdos publicados pelas organizações em suas fanpages na rede social Facebook, entre março e agosto de 2016, período de intensificação de discussões sobre o licenciamento ambiental para a construção da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, que alagaria parte do território Munduruku, no Pará. Identificamos as principais demandas defendidas por Greenpeace e MNI e características das ações considerando as categorias Information politics, Symbolic politics, Leverage politics e Accountability politics.

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Biografia do Autor

Thiago Almeida Barros, Universidade da Amazônia

Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC-Unama), jornalista e professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade da Amazônia.

Edgar Monteiro Chagas Junior, Universidade da Amazônia

Doutor em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA), coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

BARROS, Thiago Almeida; CHAGAS JUNIOR, Edgar Monteiro. Táticas de comunicação on-line na defesa de demandas indígenas na Amazônia. Logos, Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, 2023. DOI: 10.12957/logos.2022.69944. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/69944. Acesso em: 1 jun. 2025.

Edição

Seção

Fluxo Continuo