Imagens do cotidiano ou o real construído? O jogo do real e do ficcional na narrativa fotográfica de Jeff Wall
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2010.635Palabras clave:
discurso visual, fotografia, imaginário, cotidiano.Resumen
Este texto observa alguns aspectos da relação entre fotografia e produção de um discurso sobre o cotidiano contemporâneo, através do trabalho de Jeff Wall. O que se inscreve nestas imagens é a proposição de um diálogo entre espaço e personagem, como duas figuras narrativas privilegiadas, vistas sob o jogo de uma inversão dos estatutos do real e do ficcional como elemento de uma estratégia visual responsável pela construção de uma releitura do cotidiano. Trata-se de observar os elementos enunciativos presentes nas fotografias que articulam uma relação entre personagens e espaços (ambientes) evidenciando uma configuração específica sobre o sujeito ordinário e seu contexto, em especial, o urbano.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-06-30
Cómo citar
BIONDI, Angie. Imagens do cotidiano ou o real construído? O jogo do real e do ficcional na narrativa fotográfica de Jeff Wall. Logos, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 17–28, 2010. DOI: 10.12957/logos.2010.635. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/635. Acesso em: 26 may. 2025.
Número
Sección
Fluxo Continuo
Licencia
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.