Alguém para tomar conta: intersecções entre cuidado, afeto, violência e cárcere em Suíte Tóquio e As Boas Maneiras

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.62233

Keywords:

Ética do cuidado, Interseccionalidade, Tecnologias de gênero, Comunicação e ficcionalidades

Abstract

Esse artigo propõe uma análise comparativa de duas narrativas, o filme As Boas Maneiras e o romance Suíte Tóquio, a partir da figuração das personagens principais em cada obra, que se relacionam enquanto patroa e babá. Entendendo cada uma dessas pedagogias culturais como tecnologias de gênero, que abordam a ética do cuidado como demarcada por sexo-gênero, o intuito é investigar que elementos das ficcionalidades próprias de cada obra transbordam para a experiência como indicadores interseccionais em torno do ato de cuidar. Abordando as contradições entre afeto e abjeção inerentes à alocação do trabalho do cuidar associado às mulheres, interessa perceber os efeitos de um engendramento da referida ética, e, sobretudo, os processos de estratificação entre mulheres quando consideramos um contexto de desigualdades demarcadas por raça e classe.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernanda Capibaribe Leite, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Professora Efetiva

Profa. Dra. do Departamento de Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Profa. Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE; Coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da UFPE. Atua nas interfaces entre fotografia/audiovisual e estudos de gênero/feministas. Há 14 anos, se dedica à pesquisa e incursões artísticas de reflexão, análise e criação em experiências de sexo, gênero e sexualidades para além da hetero-cis-normatividade: suas fricções, resistências e devires. Possui dois pós-doutoramentos na McGill University, Montreal, onde articulou conceitos e temáticas tais como: corpos monstruosos entre abjeção e enfrentamento; binarismos, violências e desigualdades de sexo-gênero-sexualidade; política do dissenso e regimes de visibilidade feministas e queer. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa associado às narrativas cruzadas de enfrentamento às violências de gênero através das imagens e audiovisuais que expandem para a vida.  Como fotógrafa, já realizou exposições fotográficas, individuais e coletivas, além de participar de processos de criação, produção e pós-produção em cinema e audiovisual, comissões avaliadoras em fotografia e cinema/audiovisual e curadorias.

Published

2022-03-22

How to Cite

LEITE, Fernanda Capibaribe. Alguém para tomar conta: intersecções entre cuidado, afeto, violência e cárcere em Suíte Tóquio e As Boas Maneiras. Logos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 92–110, 2022. DOI: 10.12957/logos.2021.62233. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/62233. Acesso em: 10 may. 2025.

Issue

Section

Articles