“O barraco mais esperado do ano”: performances da intimidade e apropriações do divórcio nas redes digitais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.60506

Keywords:

Ciberacontecimento, Intimidade, Redes digitais.

Abstract

Em 2019, Cleusa Cruz publicou no Facebook um relato sobre a dificuldade de se divorciar de seu marido. A repercussão, visibilidade e engajamento com sua história nas mídias sociais culminaram na elaboração de um acontecimento em rede. A partir de uma perspectiva semiótica, este texto objetiva identificar os traços performativos que constituem o acontecimento. Para tanto, analisa a processualidade do acontecimento e examina na circulação as performatizações e campos de sentido disparados pela performance original. Em conclusão, aponta que o acontecimento “Cleusa de mala e cuia” resulta da articulação entre um relato pessoal, narrativo e performatizado, as apropriações dos atores sociais conectados e a forma como a intimidade é negociada nas redes digitais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marlon Santa Maria Dias, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Ciências da Comunicação na Unisinos. Bolsista CAPES/PROEX. Jornalista e mestre em Comunicação pela UFSM. Integrante do LIC – Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento.

Ronaldo Cesar Henn, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professor/pesquisador do PPGCCOM da Unisinos, coordenador do LIC – Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento e pesquisador do CNPq, nível 2.

Published

2022-05-24

How to Cite

DIAS, Marlon Santa Maria; HENN, Ronaldo Cesar. “O barraco mais esperado do ano”: performances da intimidade e apropriações do divórcio nas redes digitais. Logos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, 2022. DOI: 10.12957/logos.2021.60506. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/60506. Acesso em: 28 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê 'Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual'