A Estrutura Mítica do Faroeste Clássico e Sua Problematização ao Longo da História do Gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.56413

Palavras-chave:

gêneros cinematográficos, western, mito

Resumo

O artigo volta-se a uma atualização da questão das relações entre o gênero faroeste e o mito antigo, recolocando-a diante do assim chamado metawestern e das retomadas irônicas à lá Tarantino. Os referenciais teóricos revisitam as teses clássicas de Mircea Eliade sobre a persistência do sagrado mitológico nas culturas modernas e detêm-se nas reflexões igualmente clássicas de André Bazin sobre a índole mitológica do western, enfatizando a tese elegante do autor segundo a qual essa índole se preserva nas muitas transformações do gênero, quando ele se estetiza e passa a se envergonhar de si. 

Biografia do Autor

Francisco Etruri Parente, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre e doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, participante do grupo de pesquisa Palavra e Imagem em Pensamento coordenado pela professora Leda Tenório e do Grupo Cultura do Consumo do LABÔ.

Leda Tenório da Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora do programa de pós graduação de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, pesquisadora do CNPq nível 1 associada ao Reseau International Roland Barthes, Doutora em Semiologia Literária pela Université de Paris VII, fez pós-doutorados na Université de Paris VII e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP

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Publicado

2022-03-22

Como Citar

Parente, F. E., & da Motta, L. T. (2022). A Estrutura Mítica do Faroeste Clássico e Sua Problematização ao Longo da História do Gênero. Logos, 28(1), 28–43. https://doi.org/10.12957/logos.2021.56413

Edição

Seção

Fluxo Continuo