A Estrutura Mítica do Faroeste Clássico e Sua Problematização ao Longo da História do Gênero

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2021.56413

Palabras clave:

gêneros cinematográficos, western, mito

Resumen

O artigo volta-se a uma atualização da questão das relações entre o gênero faroeste e o mito antigo, recolocando-a diante do assim chamado metawestern e das retomadas irônicas à lá Tarantino. Os referenciais teóricos revisitam as teses clássicas de Mircea Eliade sobre a persistência do sagrado mitológico nas culturas modernas e detêm-se nas reflexões igualmente clássicas de André Bazin sobre a índole mitológica do western, enfatizando a tese elegante do autor segundo a qual essa índole se preserva nas muitas transformações do gênero, quando ele se estetiza e passa a se envergonhar de si. 

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Biografía del autor/a

Francisco Etruri Parente, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre e doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, participante do grupo de pesquisa Palavra e Imagem em Pensamento coordenado pela professora Leda Tenório e do Grupo Cultura do Consumo do LABÔ.

Leda Tenório da Motta, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora do programa de pós graduação de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, pesquisadora do CNPq nível 1 associada ao Reseau International Roland Barthes, Doutora em Semiologia Literária pela Université de Paris VII, fez pós-doutorados na Université de Paris VII e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP

Publicado

2022-03-22

Cómo citar

PARENTE, Francisco Etruri; DA MOTTA, Leda Tenório. A Estrutura Mítica do Faroeste Clássico e Sua Problematização ao Longo da História do Gênero. Logos, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 28–43, 2022. DOI: 10.12957/logos.2021.56413. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/56413. Acesso em: 9 may. 2025.

Número

Sección

Fluxo Continuo