Ensaio Visual - O Encontro Etnográfico em Do Outro Lado do Atlântico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.54437

Palavras-chave:

Processos de subjetivação, Filme etnográfico, Estudantes dos PALOP no Brasil.

Resumo

O ensaio visual pretende refletir sobre o processo de realização do documentário Do Outro Lado do Atlântico, com estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) no Brasil, a partir da ideia de um “encontro etnográfico” com os personagens do filme. Traz uma reflexão sobre a abordagem dos documentários de busca, e seus processos de subjetivação, ao mesmo tempo que busca reafirmar uma postura contra-colonial e antirracista, desconstruindo imaginários visuais de raça, subalternidade e estereótipos de África.

 

 

Biografia do Autor

Daniele Ellery Mourão, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab/CE)

Doutora em Ciências Sociais pelo PPCIS/UERJ (2013) e mestre em Sociologia pelo PPGS/UFC (2006). Atua como Professora Adjunto A no Bacharelado em Humanidades e no Curso de Licenciatura em Sociologia do Instituto de Humanidades (IH) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-CE). Integra os grupos de pesquisa: "SENSORIA - Núcleo de Pesquisa em Imagem, Som e Texto" e "Cooperação internacional e tradições de conhecimento - política, território e cultura" na UNILAB. As principais áreas de interesse são os processos diaspóricos e a produção de identidades e subjetividades, culturas e nacionalidades; migrações e fluxos internacionais de estudantes africanos dos PALOP para o Brasil; imagens e narrativas etnográficas; e a produção de conhecimento por meio do audiovisual.

Marcio Elísio Carneiro Câmara, UNIFOR

Cineasta e Técnico de Som
Direto é professor titular do
curso de Cinema e Audiovisual
da Universidade de Fortaleza
(UNIFOR).
Doutorando (PPGCOM/UFPE),
Mestre em Comunicação (UFF)
e Bacharel em Cinema pela San Francisco State University (SFSU).

Downloads

Publicado

2021-01-27

Como Citar

Mourão, D. E., & Carneiro Câmara, M. E. (2021). Ensaio Visual - O Encontro Etnográfico em Do Outro Lado do Atlântico. Logos, 27(3). https://doi.org/10.12957/logos.2020.54437