Atravessando abismos em direção a um Cinema Implicado: negridade, imagem e desordem
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2020.51522Palavras-chave:
Cinema Negro, Cinema Brasileiro, Cinema Implicado.Resumo
Neste texto me aproximo de táticas
de travessia do Mundo Ordenado
para o Mundo Implicado através
da imagem cinematográfica, es-
pecificamente das que emergem
no contexto dos cinemas negros
no Brasil contemporâneo. Partin-
do da filosofia de Denise Ferreira
da Silva, aproximo-me das possi-
bilidades de destruição do mundo
como o conhecemos e dos seus
cárceres estéticos e analíticos,
a exemplo dos engendrados por
João Carlos Rodrigues no livro O
Negro Brasileiro e o Cinema. Por
fim, volto-me às imagens de Tra-
vessia, filme de Safira Moreira,
pensando como ele executa ges-
tos de imageação de um Mundo e
de um Cinema Implicado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.