O Afroperspectivismo de A Trilogia da Bicha Preta, de Juan Rodrigues: construindo as estéticas das resistências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.49311

Palavras-chave:

afroperspectivismo, estéticas das resistências, Juan Rodrigues, Trilogia da Bicha Preta, cinema da negritude queer

Resumo

O artigo parte do estabelecimento do campo do afroperspectivismo, em que se define um olhar posicionado, do ponto de vista etnico-racial, para se chegar à análise da Trilogia da Bicha Preta, curtas-metragens dirigidos por Juan Rodrigues, em formato de filme ensaio que desenvolvem o que se concebe como o cinema da negritude queer.

Biografia do Autor

Gilberto Alexandre Sobrinho, Departamento de Multimeios, Cinema e Comunicação, Instituto de Artes - UNICAMP

Professor de Estudos do Cinema, TV e Vídeo, Departamento de Multimeios, Cinema e Comunicação, Instituto de Artes - UNICAMP

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Publicado

2020-06-05

Como Citar

Sobrinho, G. A. (2020). O Afroperspectivismo de A Trilogia da Bicha Preta, de Juan Rodrigues: construindo as estéticas das resistências. Logos, 27(1). https://doi.org/10.12957/logos.2020.49311

Edição

Seção

Dossiê 'Instabilidade e conflito das/nas imagens'