A supremacia da visualidade e a leitura em contexto digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2020.49271

Palavras-chave:

ontologia livresca, protocolos de leitura, história da visualidade

Resumo

A cultura digital vem provocando mudanças nas experiências leitoras, sobretudo quando se observa a condição ontológica da mídia digital, exigindo olhares atentos acerca da condição da imagem. O artigo – a partir da pesquisa bibliográfica e da observação de objetos empíricos –, considerando a materialidade livresca e os protocolos de leitura próprios dos livros-aplicativos, reflete acerca do lugar da imagem diante da leitura em contexto digital. Tomando como arcabouços teóricos as noções acerca dos protocolos de leitura e a pragmática computacional, o trabalho defende, a partir de uma breve análise dos caminhos da imagem no livro, a reversão hierárquica conquistada por essa matriz de linguagem nos atuais contextos, apontando a imagem como elemento narrativo e janela de acesso à informação em ambientes informáticos.

Biografia do Autor

Carina Ochi Flexor, Universidade de Brasília (UnB)

Docente da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (PPGCOM-UFS). Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Sergipe (2015-2019). Doutorado e mestrado em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Pós-Graduação em Arte e Tecnologia pela Universidade Salvador (UNIFACS) e Graduação em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Coordenação do Curso de Publicidade e Propaganda da Unifacs/Laureate (2009-2015). Coordenação da Pós-Graduação em Design de Comunicação Visual da Unifacs/Laureate (2008-2009). Professora e orientadora dos cursos de graduação em Design e Publicidade e Propaganda e da pós-graduação em Design da Unifacs/Laureate (2000-2015). Pesquisadora do MediaLab - Grupo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (UFG) e pesquisadora do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologias (UFS). Primeiro lugar no Prêmio Jabuti, na Categoria Projeto Gráfico, em 2010. Membro da Comissão Assessora de Área Publicidade e Propaganda INEP (2015-2017). Avaliadora ad hoc do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira INEP/MEC.

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

Flexor, C. O. (2020). A supremacia da visualidade e a leitura em contexto digital. Logos, 27(2). https://doi.org/10.12957/logos.2020.49271

Edição

Seção

Fluxo Continuo