Sociografia da brigada anti publicidade

Autores

  • Hedi Zammouri

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2008.426

Palavras-chave:

Commando contra publicidade, o modelo de espelho do novo espírito do capitalismo e sua crítica pós-moderna, antropologia urbana.

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever a Brigada Anti Publicidade em Paris, que opera semanalmente no âmbito da capital metropolitana. A pesquisa participante foi realizada em 2006 e 2007, e hoje conta a especificidade do ativismo pós-moderno. Novas perspectivas são elaboradas na seqüência dos trabalhos de Luc Boltansky e Eve Chiapello, relativos ao novo espírito do capitalismo. Uma abordagem em antropologia urbana no presente trabalho tem como objetivo destacar a performatividade desse Novo Movimento Social (NMS).

Biografia do Autor

Hedi Zammouri

Socio-anthropologue, doctorant sur la personnalisation, la ritualisation et la religiosité des Nouvelles Technologies de l’Information et de la Communication et membre du GRETECH - Sorbonne.

Publicado

2010-05-03

Como Citar

Zammouri, H. (2010). Sociografia da brigada anti publicidade. Logos, 15(2 (2008), 127–146. https://doi.org/10.12957/logos.2008.426