O postal ilustrado da frente ao verso: imagens mais que reprodutíveis
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2008.425Palavras-chave:
reprodução, objectos culturais, imagem, sedução, consumo.Resumo
Cruzando uma mensagem singular com uma outra massiva e reprodutível, o postal é ele próprio metáfora da problemática que suscita, a saber, a passagem dos objectos culturais do regime da “ocorrência única” ao regime da “ocorrência em massa” (Walter Benjamin). Objecto de consumo ao serviço das indústrias culturais (das artes plásticas ao turismo) e deflagrando ‘belas imagens’ desde o seu aparecimento, o postal é um instrumento exemplar da “estereotipia da sedução” (Pierre Klossowski).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-03
Como Citar
CORREIA, Maria da Luz. O postal ilustrado da frente ao verso: imagens mais que reprodutíveis. Logos, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2 (2008), p. 117–126, 2010. DOI: 10.12957/logos.2008.425. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/425. Acesso em: 8 maio. 2025.
Edição
Seção
Fluxo Continuo
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.