Mangueira, suas ratas são uma beleza!

Autores

  • João Araújo Maia
  • Eduardo Bianchi

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2008.417

Palavras-chave:

Comunicação, Corpo, Consumo, Beleza.

Resumo

Falaremos de uma cidadania criativa que se configura lentamente na sociedade contemporânea. Consumo, beleza, vaidade, moda e corpo são elementos que irão fazer o campo da cultura refletir sobre conceitos que estavam, por muito tempo, sedimentados no campo da Comunicação. As jovens mulheres que se autointitulam “ratas” e seu estilo de vida nos guiaram para problematizar questões relativas às sociabilidades comunitárias e à cidadania cultural. Este trabalho faz uma imersão de campo na comunidade na favela da Candelária, na Mangueira, Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Araújo Maia

Professor adjunto e diretor da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É o líder do grupo de pesquisa CAC – Comunicação, Arte e Cidade (CNPq/PPGCOM/UERJ).

Eduardo Bianchi

Aluno de graduação do curso de Comunicação Social da UERJ e membro do grupo de pesquisa CAC- Comunicação, Arte e Cidade.

Downloads

Publicado

2010-05-03

Como Citar

MAIA, João Araújo; BIANCHI, Eduardo. Mangueira, suas ratas são uma beleza!. Logos, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2 (2008), p. 19–29, 2010. DOI: 10.12957/logos.2008.417. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/417. Acesso em: 8 maio. 2025.