Rotinas produtivas e atuação jornalística: o rádio no Sul do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2019.35644

Palavras-chave:

Rádios Comunitárias, Radiojornalismo, Newsmaking.

Resumo

A cartografia do rádio Sulmaranhense aponta para o universo de 79% das emissoras denominadas de comunitárias e, desse total, 40% que funcionam sem outorga. Tais dados motivaram a observação participante em quatro emissoras situadas neste contexto com o objetivo de analisar como as rotinas produtivas das rádios estão relacionadas com o conteúdo jornalístico veiculado nos meios de comunicação comunitários. A partir da perspectiva do newsmaking (WOLF, 2005), observou-se durante uma semana a produção e veiculação de programas jornalísticos nas rádios Rio Corda, Rádio Cidade, Rádio Aliança e Rádio Fronteira, localizadas no Sul do Maranhão. Sem profissionais suficientes e nem estrutura adequada, a internet se torna a principal fonte para a produção e reprodução de notícias nessas emissoras comunitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Soares Bianchi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ciências da Comunicação (Unisinos). Docente nos cursos de Jornalismo (graduação e mestrado) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR).

Nayane Cristina Rodrigues de Brito, Universidade Federal de Santa Catarina.

Jornalista e Historiadora. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2019-11-15

Como Citar

BIANCHI, Graziela Soares; RODRIGUES DE BRITO, Nayane Cristina. Rotinas produtivas e atuação jornalística: o rádio no Sul do Maranhão. Logos, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, 2019. DOI: 10.12957/logos.2019.35644. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/35644. Acesso em: 27 jul. 2025.