Discursos de identidades em tiras de humor: análise em duas vertentes críticas

Autores

  • Sérgio Arruda de Moura
  • Eliana Maria Borges

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2009.344

Palavras-chave:

discourse, subject, identities, comics

Resumo

Este trabalho objetiva assinalar as pressões sociais e os valores culturais que participam do processo de construção das identidades brasileiras na sociedade hipermoderna das grandes cidades por meio da análise de um representante dela, que é o universo publicitário. Irei descrever alguns dos resultados encontrados em minha tese de doutorado (2007) em que, ao analisar as estratégias emocionais de persuasão publicitá­rias mais utilizadas nas revistas de maior circulação do país, levantei os conteúdos ideológicos empregados nesses anúncios e, neste momento quero refletir sobre os possíveis modos de convivência social promovi­dos pelas identidades que são ressaltadas.

Os meios de comunicação social são fonte de influência e manutenção de modos de viver, logo representam material rico de reflexão para se compreender os impasses dos relacionamentos sociais contemporâneos.

Palavras-chave: identidade, publicidade, sociedade, hipermodernidade.

Biografia do Autor

Sérgio Arruda de Moura

Professor Associado I da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Doutor em Literatura Comparada (UFRJ), com pesquisa pós-doutoral em Análise do Discurso Literário (Université de Paris XII, Val de Marne).

Eliana Maria Borges

Professora da Escola Agrotécnica Federal (Alegre-ES) e Mestre em Cognição e Linguagem (UENF). outora em Psicologia (UERJ), Mestre em Psicologia (UFRJ), psicóloga (UERJ), professora universitária (ESPM e Faculdade Moraes Júnior - Mackenzie Rio) e de pós-graduação (ESPM), orientadora profissional (ESPM), coordenadora de atividades complementares da Faculdade Moraes Júnior - Mackenzie Rio, consultora em gestão de pessoas.

Downloads

Publicado

2010-03-09

Como Citar

de Moura, S. A., & Borges, E. M. (2010). Discursos de identidades em tiras de humor: análise em duas vertentes críticas. Logos, 16(2), 95–105. https://doi.org/10.12957/logos.2009.344