A desrepresentação do "outro" nos trabalhos de vídeo-arte de Maurício Dias e Walter Riedweg
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2011.2258Palavras-chave:
Comunicacao, arte, cultura, alteridade, subjetividadeResumo
Este artigo analisa alguns trabalhos de arte pública e de vídeo-instalação dos artistas Maurício Dias e Walter Riedweg do ponto de vista dos jogos que fazem com a representação do Outro. O objetivo é discutir como em seus trabalhos as imagens que servem de base para a produção das obras não buscam “captar melhor” aquilo que Outro supostamente seria, mas descolá-lo dos estereótipos que lhe são atribuídos e também criar um domínio onde a alteridade é evidenciada enquanto prática discursiva e de construção social. Nas pistas deixadas pelo pensamento de Bruno Latour, nossa hipótese é que essa negociação dos sentidos da alteridade que aparecerá traduzida na forma de vídeo-instalação só é possível porque a obra pode ela mesma ser considerada como uma espécie de rede que conecta e ao mesmo tempo transforma os diversos elementos que a constituem.Downloads
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Publicado
2011-12-30
Como Citar
Gonçalves, F. do N., Gomes, A., & Santos, A. P. (2011). A desrepresentação do "outro" nos trabalhos de vídeo-arte de Maurício Dias e Walter Riedweg. Logos, 18(2). https://doi.org/10.12957/logos.2011.2258
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Temas Livres
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