As marcas entram em campo nas mídias sociais: O embate entre Nike e Adidas na Copa do Mundo de 2014

Authors

  • Karla Caldas Ehrenberg Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho
  • Wilson da Costa Bueno Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UMESP

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2016.22305

Keywords:

Marketing Esportivo, Comunicação e esporte, Mídias Sociais,

Abstract

O marketing esportivo, que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo, assumiu um novo perfil com a entrada em campo das mídias sociais. A gestão das marcas nestes espaços virtuais exige agilidade, pró-atividade e sobretudo disposição para interagir com os consumidores. Este estudo analisa as estratégias da Nike e da Adidas no Facebook e no Twitter durante a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e conclui que, apesar da tradicional agressividade das marcas no mercado, a apropriação deste espaço ainda se faz de modo tímido e nem sempre adequado pela ausência de uma cultura digital de comunicação.

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Author Biographies

Karla Caldas Ehrenberg, Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho

Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo. Professora do Centro Universitário Adventista de São Paulo, Unasp, e da Faculdade Adventista de Hortolândia nos cursos de Publicidade e Propaganda, RTV e Jornalismo.

Wilson da Costa Bueno, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UMESP

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UMESP. Tem inúmeros livros publicados nas áreas de Comunicação Organizacional e Jornalismo Especializado.

Published

2016-10-12

How to Cite

EHRENBERG, Karla Caldas; BUENO, Wilson da Costa. As marcas entram em campo nas mídias sociais: O embate entre Nike e Adidas na Copa do Mundo de 2014. Logos, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.12957/logos.2016.22305. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/22305. Acesso em: 22 may. 2025.

Issue

Section

Dossiê - “Mídia, esporte e cultura”