O brega como manifestação da cultura popular e sua apropriação pelos humoristas da cidade de Fortaleza

Authors

  • Francisco Secundo Silva Neto Universidade Federal do Ceará
  • Marcio Acselrad Unifor - Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2018.21209

Keywords:

humor, molecagem, brega, cultura popular

Abstract

O humor é hoje um dos principais atrativos turísticos do Ceará, sendo divulgado lado a lado com as belezas naturais do Estado. Trata-se de um humor muito peculiar e com características próprias e distintas: a molecagem, a irreverência e a linguagem popular. Sete dias por semana, ao longo de todo o ano, grande número de profissionais se apresentam em bares, restaurantes e barracas de praia bem como fazem participação nos meios de comunicação de massa locais. Esta forma relativamente nova de entretenimento-turismo tem como protagonistas os chamados ‘humoristas do Ceará’, denominação que se refere à geração que surgiu a partir de um movimento artístico inovador de apresentações cômico-teatrais nos bares da cidade em meados dos anos 1980. A hipótese deste trabalho é que foi a partir de sua aparição bem como da apropriação de uma linguagem e estilo ditos bregas que a produção artístico-cultural de humor no estado passou a ser encarada com uma característica local, sendo então agregada ao próprio espírito da cidade e passando, posteriormente, a integrar o pacote turístico do estado do Ceará.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Secundo Silva Neto, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2006), Mestre (2009) e Doutor (2015) em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Estudos sobre Cultura, Comunicação e Artes (GECCA) da UFC.

Marcio Acselrad, Unifor - Universidade de Fortaleza

Professor Titular da Universidade de Fortaleza. Professor do Centro Universitário Unichristus.Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre e Doutor em Comunicação pela UFRJ.Pesquisador do LABGRAÇA: Laboratório de Estudos do Humor e do Riso e do LAEPCUS: Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor.

Published

2019-02-05

How to Cite

SILVA NETO, Francisco Secundo; ACSELRAD, Marcio. O brega como manifestação da cultura popular e sua apropriação pelos humoristas da cidade de Fortaleza. Logos, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, 2019. DOI: 10.12957/logos.2018.21209. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/21209. Acesso em: 4 jul. 2025.