"Mar de camisas pretas": camisas de bandas como mediadoras de sentidos e experiências na cena do heavy metal

Autores

  • Melina Aparecida dos Santos Silva Universidade Federal Fluminense
  • Beatriz Polivanov Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2015.19606

Palavras-chave:

experiência, camisas de bandas, cena heavy metal.

Resumo

O artigo busca compreender, através de discussão teórica e pesquisa empírica, como as camisas de bandas de rock, mais especificamente do subgênero do heavy metal, consistem em um meio de interpretação e transmissão dos códigos culturais desta cena musical. Argumentamos que este item de vestuário não só constrói cotidianamente sentidos, mas também reproduz significados simbólicos e regras de sociabilidade entre headbangers, como são usualmente chamados os fãs do subgênero. Defendemos que as camisas de bandas, além de criarem distinções de gostos musicais, podem revelar os processos sociais e culturais do metal. Investigamos, assim, a partir de um olhar atento tanto aos significados quanto à materialidade das camisas, as interações sociais e ruídos de comunicação que são estabelecidos através de trocas de experiências proporcionadas por esta peça de vestuário.

Biografia do Autor

Melina Aparecida dos Santos Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Beatriz Polivanov, Universidade Federal Fluminense

Professora do Departamento de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

2016-03-28

Como Citar

dos Santos Silva, M. A., & Polivanov, B. (2016). "Mar de camisas pretas": camisas de bandas como mediadoras de sentidos e experiências na cena do heavy metal. Logos, 22(2). https://doi.org/10.12957/logos.2015.19606