Capa e Apresentação

Autores

  • Denise Siqueira UERJ
  • Leticia Matheus UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2015.19549

Palavras-chave:

Comunicação, Artes.

Resumo

Logos 25 anos: linguagens, cultura pop, videoclipe e história

O papa é pop, o pop é cultura, o videoclipe é papa, pop e cultura.Formato que pareceu destinado ao fim no início dos anos 2000, o videoclipe,filme de música, se estendeu para fora da televisão. Encontrou espaço na web,nas redes sociais on-line, nas plataformas como Youtube, nos celulares e tablets(ou tabuletas, como gosta de provocar o professor Muniz Sodré). O videoclipeconstitui um formato muito interessante dentro do universo midiático porreunir várias linguagens: música, dança, imagem em movimento, poesia.Pode ser pop, no sentido de aproximar-se da cultura de massa, de terum caráter comercial, mas também pode ser artístico, transgressor. Como linguagem,o clipe musical se aproximou, por exemplo, da vídeodança, se enriqueceue também foi apropriado pela dança contemporânea nessa sua expressãomidiatizada. Inspirador, logo foi cooptado pela publicidade. O clipe éveloz, é curto, fragmentado, hedonista, pode conter narrativa ou não. Intensoou inconsequente. O clipe parece, enfim, um resumo do universo midiáticocontemporâneo.E ainda pensando em linguagem, o clipe assume a rica possibilidadede sair da indústria da música, do mainstream, e passar para o lado dos fãs.Lidando com ironia, com admiração ou desprezo, as versões de fãs, spoofs eparódias abrem espaço para a expressão de ouvintes que antes da cultura dasredes não tinham onde mostrar suas criações. O clipe se torna participativo,debochado, partilhado. Para cada sucesso, uma ou várias paródias virais.Comemorando 25 anos de comunicação, cultura, cidade, corpo, arte eum pouco de pop, a Revista Logos construiu na presente edição, um dos¬sierpartindo do tema da cul¬tura pop e tendo o videoclipe como seu VLT chefe.Do clipe e do pop, a edição parte para outras temáticas, fiel à ideia de que ocampo da comunicação é transdisciplinar mesmo. Redes sociais, colonialismo,blogs, epistemologia, cadernos culturais são temas dos artigos da revista. Ecomo 25 anos já são um pedaço de história, um quarto de século, a ediçãocomemorativa faz uma homenagem a uma grande pesquisadora da históriada comunicação no Brasil: a professora Marialva Barbosa, da ECO/UFRJ. Arevista conta com a comunicação de Barbosa sobre “Comunicação e usos dopassado”, versão da aula inaugural que apresentou no PPGCOM/UERJ noprimeiro semestre de 2015. Conta ainda com resenha de seu livro História daComunicação no Brasil e com uma entrevista concedida ao grupo de pesquisaLivros e cultura letrada, do PPGCOM/UERJ.Que venham mais 25 anos! Boa leitura!

Downloads

Publicado

2015-10-11

Como Citar

Siqueira, D., & Matheus, L. (2015). Capa e Apresentação. Logos, 1(22). https://doi.org/10.12957/logos.2015.19549