Do Maracanazo ao Mineiratzen: um estudo da memória a partir das narrativas da imprensa na Copa de 2014

Autores

  • Ronaldo George Helal Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGCOM/Uerj)
  • Fábio Aguiar Lisboa Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGCOM/Uerj)

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2016.19332

Palavras-chave:

esporte, memória, imprensa

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar as narrativas da imprensa brasileira sobre a derrota de 7 a 1 do Brasil para a Alemanha em partida válida pela semifinal da Copa do Mundo de 2014, buscando identificar como a memória é acionada nesta oportunidade. Para isto se parte de uma hipótese, a de que algumas narrativas deste revés provavelmente se tornarão lembranças que futuramente serão acionadas por jornalistas esportivos quando se falar deste jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo George Helal, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGCOM/Uerj)

Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Sociologia pela New York University. É pesquisador 1C do CNPq e Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires.

Fábio Aguiar Lisboa, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGCOM/Uerj)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGCOM/Uerj) na linha Cultura de Massa, Cidade e Representação Social. Membro do Grupo de Pesquisa Esporte e Cultura (FCS/UERJ).

Downloads

Publicado

2016-10-12

Como Citar

HELAL, Ronaldo George; LISBOA, Fábio Aguiar. Do Maracanazo ao Mineiratzen: um estudo da memória a partir das narrativas da imprensa na Copa de 2014. Logos, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, 2016. DOI: 10.12957/logos.2016.19332. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/19332. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - “Mídia, esporte e cultura”