L’éphémère question des viols collectifs en France (2000-2002): étude d’une panique morale
Palavras-chave:
Mídia, Moral, Violência, Sociologia.Resumo
O artigo analisa um exemplo de “pânico moral” acontecido na França, no início dos anos 2000, a propósitode estupros coletivos. O autor lembra o contexto de medo coletivo frente aos jovens filhos de imigrantesmoradores dos subúrbios e suspeitos de praticar uma religião perigosa (o Islã), e ainda o contexto de umperíodo de eleições políticas nacionais. Ele analisa os mecanismos de propagação do pânico moral namídia e mostra que os meios de comunicação reforçaram o medo e o estigma desses moradores, territóriose religião. Finalmente, confronta a visão midiática dos estupros coletivos com as pesquisas em ciênciassociais que contradizem todos os argumentos do pânico midiático.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MUCCHIELLI, Laurent. L’éphémère question des viols collectifs en France (2000-2002): étude d’une panique morale. Logos, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, p. 8–30, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/15537. Acesso em: 25 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.