A televisão e o 11 de setembro: alguns efeitos do imaginário
Palavras-chave:
encenação televisual, acontecimento, imagem sintomaResumo
A proposta do artigo é examinar a encenação feita pela televisão francesa sobre o 11 de setembro de 2001 e os efeitos de sentido resultantes daquela situação de troca entre instância midiática e instância pública. Para explicar a encenação televisual, dois conceitos são recuperados: o de acontecimento, como algo construído pela linguagem; e o de imagem sintoma, como uma imagem já vista, capaz de reenviar a outras imagens. A partir daí, são apontadas algumas estratégias que as mídias utilizam para dar conta dos acontecimentos e, principalmente, são desenvolvidas as noções de sentidos social, imaginários e efeitos de sentido de que são portadores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CHARAUDEAU, Patrick. A televisão e o 11 de setembro: alguns efeitos do imaginário. Logos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 11–20, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14962. Acesso em: 8 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.