Diferentes possibilidades da crueldade

Authors

  • Sônia Pedrosa UERJ

Keywords:

Comunicação

Abstract

Organizado pelas professoras da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ângela Maria Dias e Paula Glenadel, a partir de um congresso realizado em junho de 2003, e publicado em 2004 pela Atlântica Editora, a coletânea Estéticas da crueldade possibilita um mergulho aprofundado no tema proposto, a crueldade. Elaborada em quatro partes – teorias da crueldade; crueldade, artes e mídia; as narrativas da crueldade; poéticas da crueldade –, a coletânea materializa em livro (páginas, letras e papel) a virtualidade do tema, transformando em realidade a reflexão sobre questões da natureza humana e realizando em si o próprio “princípio da crueldade”, invocado pelo filósofo Clément Rosset e tantas vezes lembrado pelos autores no livro. A crueza da realidade, indigesta conforme diz Rosset, e o sentido, único ou não, do real são implacavelmente e, em certos momentos, cruelmente destrinçados ao longo das 270 páginas da obra. “Tudo o que age é crueldade”.

Author Biography

Sônia Pedrosa, UERJ

Sônia Pedrosa, jornalista, é mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação na Faculdade de Comunicação Social (FCS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

How to Cite

Pedrosa, S. (2015). Diferentes possibilidades da crueldade. Logos, 11(2), 208–216. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14902

Issue

Section

Conexões transdisciplinares