Subjetividade e alteridade: os pentecostais negros no Brasil e nos Estados Unidos
Palavras-chave:
religião e etnicidade, populações afro-brasileiras, pentecostalismo, umbandaResumo
O objetivo deste artigo é explorar as dimensões étnica e religiosa expressas nos discursos dos pentecostais negros no Brasil e nos Estados Unidos, focalizando determinadas situações e experiências sociais. Visa, assim, a comparar as formas pelas quais cada um desses grupos articula, a partir do código religioso, a experiência da auto-identificação enquanto pentecostais e enquanto negros fundada no eixo de seus posicionamentos em relação àqueles concebidos como seus “outros”: os batistas no contexto norte americano; e as religiões afro-brasileiras no contexto brasileiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
CONTINS, Marcia. Subjetividade e alteridade: os pentecostais negros no Brasil e nos Estados Unidos. Logos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 151–174, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14899. Acesso em: 23 maio. 2025.
Edição
Seção
Conexões transdisciplinares
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.