Notas para a construção de uma crônica familiar na cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Cléia Schiavo Weyrauch UFRJ

Palavras-chave:

Palavras-chave, cidade, família, memória.

Resumo

Dizer do subjetivo de uma memória familiar talvez seja a principal preocupação de quem escreve este artigo e busca ancorá-la em cenários urbanos que exprimam suas mais significativas experiências. A família constituída por um imigrante chegado no Rio de Janeiro na primeira década do século XX carregou por três gerações o sonho de fazer a América. Essa família, integrando-se por baixo a esse processo (Lessa: 2000), a partir da memória de seu grupo pode contar da cidade do Rio de Janeiro uma interessante história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cléia Schiavo Weyrauch, UFRJ

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Como Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais, coordena no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS) a linha Memória, Espaço Urbano e Cultura. É autora de Pioneiros alemães de Nova Filadélfia: relatos de mulheres. Caxias do Sul: Editora Universidade de Caxias do Sul, 1997.

Downloads

Como Citar

WEYRAUCH, Cléia Schiavo. Notas para a construção de uma crônica familiar na cidade do Rio de Janeiro. Logos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 66–71, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14802. Acesso em: 8 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos