Capitalismo em tempo de globalização: a perspectiva de István Mészáros
Palavras-chave:
Capitalismo, Globalização.Resumo
As diretrizes da filosofia política de Mészáros delinearam-se, a partir dos anos setenta, com a publicação quase contemporânea à de Marx’s Theory of Alienation (London: Merlin Press, 1970) e The Necessity of Social Control (London: Merlin Press, 1971). Se com o volume sobre Marx o filósofo húngaro acreditou ter se aproximado do grande público, como um intérprete refinado do marxismo humanístico; com a segunda contribuição Mészáros procura indagar sobre as conseqüências sociais e teóricas do avanço violento e arrebatador do desemprego crônico e do risco ecológico até mesmo nas sociedades tecnológicas avançadas. Além do Capital, fruto de outros vinte e cinco anos de trabalho, representa de uma certa maneira a síntese destas duas contribuições anteriores. Com isto, de fato, Mészáros propõe-se a três objetivos ambiciosos: reapresentar a atualidade do socialismo como “alternativa radical” ao sistema capitalista; ir além da versão publicada da obra prima incompleta de Marx (tentativa que, por outro lado, o próprio Lukács pretendia realizar); levar adiante o mesmo projeto marxista, como poderia ser concebido, hoje, em uma outra determinada fase histórica. Uma obra eminentemente dialética, resultado de dois projetos originalmente concebidos como autônomos: um estudo minucioso sobre a obra de Lukács, seu mestre, e uma renovação da teoria marxista, da transição ao socialismo, à luz dos atuais processos de “globalização”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
LAUDANI, Raffaele. Capitalismo em tempo de globalização: a perspectiva de István Mészáros. Logos, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 68–73, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14723. Acesso em: 8 maio. 2025.
Edição
Seção
Resenhas
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.