Televisão e pesquisa de opinião: a ditadura dos índices numéricos de audiência

Autores

  • Antônio Cláudio Brasil FCS/UERJ

Palavras-chave:

televisão, comunicação de massa, pesquisa de opinião, audiência

Resumo

Este artigo analisa o papel da crítica midiáticae das pesquisas de opinião sobre o sucesso da televisão, além de investigar a influência desses vetores para a manutenção dos atuais hábitos comportamentais dos telespectadores.Trata-se de uma reflexão sobre o papel dominante dos índices quantitativos de aferição de audiência na programação televisiva, propondo novos parâmetros qualitativos a serem desenvolvidos pelos segmentos representativos da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Cláudio Brasil, FCS/UERJ

Antônio Cláudio Brasil é Telejornalista, Mestre em Antropologia Social pela London School of Economics, Professor da FCS/UERJ e Doutorando em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ.

Downloads

Como Citar

BRASIL, Antônio Cláudio. Televisão e pesquisa de opinião: a ditadura dos índices numéricos de audiência. Logos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 31–34, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/14639. Acesso em: 8 maio. 2025.