Totemismo e mercado: notas para uma antropologia do consumo

Autores

  • Everardo Rocha PUC-Rio, Uerj, Coppead/UFRJ

Palavras-chave:

Comunicação, Espaço

Resumo

O objetivo central do presente trabalho é oferecer uma contribuição no sentido de ampliar as possibilidades de parceria entre o Marketing e a Antropologia Social. Mais precisamente; pensar questões de mercados, produtos e consumidores, levando em consideração a presença evidente da face cultural em todas estas práticas. O consumo - fenômeno essencial no campo do Marketing- é um dos grandes inventores da ordem da cultura em nosso tempo, expressando princípios, categorias, ideais, estilos de vida, identidades sociais e projetos coletivos. Talvez nenhum outro fenômeno espelhe com tamanha adequação um certo espírito do tempo, a face mais definitiva da sociedade moderna-industrial-capitalista. (Rocha, 1995.

Biografia do Autor

Everardo Rocha, PUC-Rio, Uerj, Coppead/UFRJ

Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ, pesquisadordo CNPq, professor da PUC-Rio, UERJ e Coppead/UFRJ. É autor de diversos livros, entre os quais “A Sociedade doSonho” e “Jogo de Espelhos”, ambos publicados pela Editora Mauad .

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Como Citar

Rocha, E. (2014). Totemismo e mercado: notas para uma antropologia do consumo. Logos, 3(2), 55–57. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/13387

Edição

Seção

Relato de Experiência