Mídia, Interação e Eventos de Massa: um estudo de caso

Autores

  • Maria Claudia Coelho UERJ

Palavras-chave:

Comunicação, Espaço

Resumo

Este artigo analisa a interação entre músicos e público em shows de massa com base em um estudo de caso. Partindo da conceituação proposta por Goffman paraa redefinição do paradigma diádico como modelo para a análise da conversação - com ênfase na noção de “receptor ratificado” - o trabalho examina uma situação narrada por um músico entrevistado. O propósito é demonstrar que as estratégias por ele utilizadas para contornar situações ocorridas na interação com o público presente aos estádios em eventos com transmissão televisiva ao vivo permitem abrir o leque dos eventos passíveis de análise com este instrumental teórico, ao mesmo tempo em que permitem explorar uma perspectiva de análise de fenômenos conformados pela comunicação de massa com base nos conceitos propostos pela microsociologia. Para tanto, o trabalho está dividido em três partes. Na primeira, exponho alguns pontos da conceituação propostapor Goffman em torno da discussão sobre“participação ratificada”. Na segunda, relatoa história a ser aqui analisada e procuro em seguida examiná-la com base na conceituação goffmaniana. Finalmente, busco apontar algumas formas pelas quais esta conceituação ajuda a pensar sobre a comunicação de massa e sobre determinados fenômenos porela engendrados, em especial no que diz respeito à noção de “lugar” e seus limites geográficos.

Biografia do Autor

Maria Claudia Coelho, UERJ

Doutora em Sociologia pelo IUPERJ e Professora da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Este artigo apresenta resultados parciais do Projeto Integrado de Pesquisa “Idolatriae Fenômenos de Massa na Sociedade Brasileira”, desenvolvido com apoio do CNPq (1995-1996).

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Como Citar

Coelho, M. C. (2014). Mídia, Interação e Eventos de Massa: um estudo de caso. Logos, 3(2), 13–16. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/13371