Indústria cultural, educação e formação estética numa abordagem holística: música, literatura e identidade cultural
Resumo
Relatório de um trabalho desenvolvido em uma classe mista do curso de 2º grau, para a apreciação da obra poética de Fernando Pessoa, através da musicalização de alguns de seus poemas. De um mutirão organizado no Brasil por compositores, arranjadores, instrumentistas e cantores resultou um trabalho refinado – o disco Mensagem – patrocinado pela indústria fonográfica do país em 1986. O uso pedagógico desse produto da Indústria Cultural do Brasil, a partir de um planejamento interdisciplinar, permitiu uma análise das relações sutis entre as variáveis da obra musical e as da obra literária devidamente contextualizadas, ensejandoo afloramento daquela tessiturasócio-histórico-cultural cujas raízes e características tornam-se imediatamente identificáveis e portadoras da profunda emoção que caracteriza a experiência estética.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DE CAMARGO, Nelly. Indústria cultural, educação e formação estética numa abordagem holística: música, literatura e identidade cultural. Logos, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 37–38, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/13173. Acesso em: 28 maio. 2025.
Edição
Seção
Relato de Experiência
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.