Cidade-empresa e megaeventos, uma construção discursiva sobre as cidades
DOI:
https://doi.org/10.12957/logos.2014.13132Palabras clave:
logos 40Resumen
A cidade do Rio de Janeiro está sendo redimensionada por diferentes instâncias discursivas que desejam for- mar um consenso público sobre as transformações urbanas necessárias para que a cidade ocupe um lugar de destaque no mercado internacional das cidades. Os megaeventos são fundamentais neste processo, uma vez que são estratégias importantes à competitividade urbana. Por conta desta competição, as cidades passaram a agir como empresas e a tratar o urbano como um negócio, que se concretiza material e simbolicamente no plano estratégico da cidade. Discutir a cidade-empresa e os megaeventos como estratégias discursivas do planejamento estratégico é a nossa proposta neste trabalho.
Palavra-chave: Cidade-empresa, megaeventos, plano estratégico
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.