Visibilidade, vigilância, identidade e indexação: a questão da privacidade nas redes sociais digitais

Autores

  • Cíntia Dal Bello

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.1261

Palavras-chave:

Cibercultura, Redes sociais digitais, Privacidade.

Resumo

Nas redes sociais digitais, a exposição generalizada da intimidade dá margem a novos modelos de exploração das informações pessoais ali depositadas (à revelia de autorização prévia). Neste contexto cibercultural, visibilidade, vigilância, identidade e indexação tornam-se indiscerníveis e remetem à versão up-to-date e transpolítica do ideal utópico e teleológico de uma sociedade transparente, contribuindo para a desvalorização da “privacidade”.

Biografia do Autor

Cíntia Dal Bello

Doutoranda em Comunicação e Semiótica do PEPGCOS-PUC-SP e bolsista CAPES; coordenadora, docente e pesquisadora do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Nove de Julho; membro do grupo de estudos Plurimídia. Sua pesquisa versa sobre cibercultura, subjetividade e visibilidade mediática, com interesse particular pelas emergentes redes sociais digitais. E-mails: pubcintia@yahoo.com.br; cbello@uninove.br. [www.cintiadalbello.blogspot.com].

Downloads

Publicado

2011-11-18

Como Citar

Dal Bello, C. (2011). Visibilidade, vigilância, identidade e indexação: a questão da privacidade nas redes sociais digitais. Logos, 18(1). https://doi.org/10.12957/logos.2011.1261