Internet e eleições: as comunidades políticas no orkut nas eleições de 2006

Autores

  • Vera Chaia

Palavras-chave:

comunidades virtuais, eleições, orkut

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a dimensão política do Orkut, conjunto de comunidades on-line formadas por pessoas que possuem interesses comuns e debatem determinados assuntos. O estudo sobre o uso político do Orkut, se faz necessário, pois esta nova tecnologia proporciona uma comunicação em rede e muitas destas comunidades disseminam informações e opiniões sobre diferentes aspectos da política (desde candidatos até partidos políticos). O acompanhamento de algumas comunidades que discutiram questões políticas no período eleitoral de 2006 no Brasil permitirá avaliar o significado (positivo ou negativo) de formas de participação política.

Biografia do Autor

Vera Chaia

Professora do Departamento de Política e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, pesquisadora do Neamp (Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pesquisadora do CNPq.

Downloads

Como Citar

Chaia, V. (2014). Internet e eleições: as comunidades políticas no orkut nas eleições de 2006. Logos, 14(2), 127–140. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/12473