Eleições de 2006: pluralismo e representação social na mídia brasileira

Autores

  • Luiz Gonzaga Motta Universidade de Brasília (UnB)
  • Railssa Peluti Alencar Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

pluralismo, representação, cobertura política, fontes do noticiário

Resumo

O artigo relata resultados de uma pesquisa sobre três questões relativas à cobertura jornalística da mídia brasileira durante o ano eleitoral de 2006: evolução da cobertura, as fontes ouvidas e a representação de atores sociais. A análise de conteúdo abordou as notícias sobre crianças e adolescentes divulgadas por quatro telejornais e 54 jornais. Os resultados indicam que a cobertura da mídia sobre essa questão social cresceu significativamente em comparação com a cobertura do ano eleitoral anterior. Indicam, entretanto, que a cobertura privilegiou demasiado os candidatos como fonte, em detrimento de outras fontes alternativas acessíveis. E que os atores predominantes nas notícias foram também os candidatos, enquanto outros atores sociais importantes estiveram ausentes.

Biografia do Autor

Luiz Gonzaga Motta, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor pela Universidade de Wisconsin, professor da Faculdade de Comunicação e coordenador do Nú-cleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília (UnB).

Railssa Peluti Alencar, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do Núcleo de Monitoramento de Mídia e Estatísticas da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI).

Downloads

Como Citar

Gonzaga Motta, L., & Peluti Alencar, R. (2014). Eleições de 2006: pluralismo e representação social na mídia brasileira. Logos, 14(2), 108–126. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/12472