A Escola do Futuro (USP) na construção da cibercultur@ no Brasil: interfaces, impactos, reflexões

Autores

  • Antonio Helio Junqueira
  • Brasilina Passarelli

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.1247

Palavras-chave:

cibercultura, inclusão digital, etnografia virtual, literacias emergentes na Web 2.0

Resumo

O NAP EF/USP tem a construção do seu percurso entrelaçada com a própria história da Internet no Brasil. Ambos se iniciaram no País há duas décadas. Este artigo revê a  trajetória deste núcleo, enfocando suas principais áreas de atuação: a pesquisa-ação - vanguarda na intervenção sobre a realidade da inclusão digital e construção da cidadania no Brasil - e a pesquisa empírica realizada  pelo seu Observatório da Cultura Digital.

Biografia do Autor

Antonio Helio Junqueira

Doutorando em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

Brasilina Passarelli

Professora Titular, Chefe do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Coordenadora Científica do NAP Escola do Futuro (ECA/USP).

Downloads

Publicado

2011-11-18

Como Citar

Junqueira, A. H., & Passarelli, B. (2011). A Escola do Futuro (USP) na construção da cibercultur@ no Brasil: interfaces, impactos, reflexões. Logos, 18(1). https://doi.org/10.12957/logos.2011.1247