Sob nova direção: democracia e Transmissão do poder na posse de Lula
Palavras-chave:
democracia, ritual político, mídiaResumo
Este trabalho pretende fazer uma análise em torno do ritual de posse como fenômeno simbólico fundamental para compreender aspectos da democracia representativa. Para tanto, usando como referência a cobertura que o jornal O Globo fez da primeira cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, examinaremos duas questões referentes à natureza do regime democrático, que foram nela dramatizadas: a questão da alternância do poder e o caráter popular do governo democrático. O ritual da posse do presidente constitui uma oportunidade ímpar para observar as instituições políticas a partir de novos ângulos. E a mídia, nesse contexto, tem papel fundamental ao criar interpretações e registros acerca do evento e de seus agentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
DE ALBUQUERQUE, Afonso; DINIZ HOLZBACH, Ariane. Sob nova direção: democracia e Transmissão do poder na posse de Lula. Logos, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 63–75, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/12468. Acesso em: 25 set. 2025.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
1. Os textos serão revisados e poderão sofrer pequenas correções ou cortes em função das necessidades editoriais, respeitado o conteúdo.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
2. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.
4. A Revista Logos se reserva o direito de não permitir alterações no documento original submetido pelo Autor, uma vez avaliado ou em fase de avaliação ou de edição.
5. A Revista Logos não se responsabiliza por eventual indicação errada ou fraudulenta de autoria e co-autoria.