Redes cívicas e internet: efeitos democráticos do associativismo

Autores

  • Rousiley C. M. Maia Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

internet, associativismo, sociedade civil

Resumo

Este texto tem por objetivo explorar os modos pelos quais os atores coletivos da sociedade civil se valem dos recursos da internet para alcançar propósitos “potencialmente” democráticos. Argumento que não se pode conceber a sociedade civil de modo abstrato, como uma “esfera autônoma de atividade democrática”, mas é preciso distinguir entre diferentes tipos de associações cívicas, com capacidades, recursos, metas e valores distintos. Na primeira parte do artigo, aponto diferentes tipos de redes no ambiente virtual, com metas potencialmente democráticas. Na segunda parte, exploro diferentes formas de interação que as organizações cívicas estabelecem através da internet, a fim de gerar efeitos democráticos, tais como: a) interpretação de interesses e construção de identidade coletiva; b) constituição de esfera pública; c) ativismo político, embates institucionais e partilha de poder; d) supervisão e processos de prestação de contas.

Biografia do Autor

Rousiley C. M. Maia, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Ciência Política pela University of Nottingham (U.K.), é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordena o Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Püblica (EME) do Programa de Pós-graduação da UFMG.

Downloads

Como Citar

C. M. Maia, R. (2014). Redes cívicas e internet: efeitos democráticos do associativismo. Logos, 14(2), 43–62. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/12465