Avatares em jogo: interfaces, processos e experiências

Autores

  • Renato Teixeira Bressan
  • Potiguara Mendes da Silveira Jr.

DOI:

https://doi.org/10.12957/logos.2011.1229

Palavras-chave:

Comunicação.

Resumo

Partindo da dinâmica básica envolvida em um jogo de tabuleiro como o Xadrez até a interação em um ambiente como o Second Life (Linden Lab, 2003), procura-se demonstrar como a experiência de avatarização na tecnocultura contemporânea envolve práticas complexas e em rede que acabam por dizer respeito aos processos mentais das próprias Pessoas. O avatar em termos de escala, como interface, processo e experiência.

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Biografia do Autor

Renato Teixeira Bressan

Mestrando do PPGCOM/UFJF. Linha "Estética Redes e Tecnocultura".


Potiguara Mendes da Silveira Jr.

Professor (Faculdade de Comunicação e PPGCOM / Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF). Doutor (Eco / UFRJ). Pós-Doutor (CECL / Universidade Nova de Lisboa). Psicanalista (NovaMente / RJ).

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Publicado

2011-11-18

Como Citar

BRESSAN, Renato Teixeira; SILVEIRA JR., Potiguara Mendes da. Avatares em jogo: interfaces, processos e experiências. Logos, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, 2011. DOI: 10.12957/logos.2011.1229. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/logos/article/view/1229. Acesso em: 1 jun. 2025.