Chamada de submissões para Logos 63 - Dossiê "Comunicação e Diversidade nas Organizações"

2024-03-05

A Revista Logos (PPGCOM/UERJ) convida pesquisadoras e pesquisadores para apresentarem artigos ao dossiê “Comunicação e Diversidade nas Organizações”, a ser publicado em dezembro de 2024.  A edição propõe uma abordagem crítica sobre as performances das marcas organizacionais a respeito dos processos de inclusão dos diferentes públicos abarcados pelo conceito de diversidade, com especial destaque para integrantes da comunidade LGBTQIAP+, e priorizando também questões interseccionais ligadas a dimensões de raça, neuro divergência e cidadania em contextos organizacionais. Percebe-se uma “virada inclusiva” a partir da primeira metade da década de 2010 com a promulgação da Lei Brasileira de Inclusão e do debate público sobre criminalização do racismo e da homofobia e a adequação das organizações em torno de uma agenda eminentemente mais democrática.

Debates críticos em torno do racismo, capacitismo, etarismo (ageism) LGBTfobia, além de reivindicações sobre a necessidade de debater saúde mental adentram campos organizacionais e mercadológicos promovendo amplas discussões sobre as relações entre capitalismo, bem estar social, negócio e cidadania. No centro deste debate estão as relações entre performance de marca, contextos organizacionais e aportes sobre inclusão, colocando em evidência a necessidade da interdisciplinaridade no terreno da Comunicação Organizacional para a criação de novos aportes teórico-metodológicos que dêem conta dos desafios do contemporâneo.  

Interessam a esse dossiê trabalhos teóricos, empíricos e analíticos que complexifiquem as relações entre mercado e inclusão, abordando situações relacionadas à visibilidade publicitária, representação e representatividade, performance e marca, inclusão e mercado de trabalho, indústrias da cultura e do entretenimento em suas agendas inclusivas, entre outros aspectos. Em uma perspectiva interdisciplinar, o dossiê objetiva agregar contribuições de diferentes áreas de conhecimento, sem perder de vista as temáticas da Comunicação. Como eixos temáticos, propõem-se:

 

1) O passado ainda presente: fantasmas da Comunicação Organizacional na pauta da diversidade no mundo de trabalho;

2) Estudos de performance, Comunicação Organizacional e Teorias Publicitárias: enlaces conceituais possíveis 

3) Repercussões midiáticas de movimentos legais e trabalhistas de pessoas LGBTQIAP+;

4) Eventos temáticos e imaginários de diversidade: protagonismos da produção cultural nas políticas de inclusão;

5) Aportes teóricos e metodológicos para estudo de diversidade e inclusão na Comunicação Organizacional;

6) Perspectivas críticas para análise das relações entre Indústria do entretenimento e agendas da diversidade;

7) Comunicação e acessibilidade nas culturas urbanas e nos equipamentos culturais;

8) Queerizar/ cuirizar o mundo corporativo: éticas, pactos e solidariedades;

9) Estéticas e sensibilidades nas Políticas de Diversidade e Inclusão;

10) Comunicação organizacional, Estudos de Saúde e Cidadania.

 

Editores convidados: Ricardo Freitas (UERJ), Thiago Soares (UFPE) e Helena Carmo (UERJ).

 

O dossiê aceitará as propostas até 31 de julho de 2024.