ESTUDO DE CASO SOBRE O USO DA MODELAGEM MULTINÍVEL PARA A HARMONIZAÇÃO DE TERMINOLOGIAS DE ENFERMAGEM

Auteurs-es

  • Joyce Rocha de Matos Nogueira
  • Timothy Wayne Cook
  • Luciana Tricai Cavalini

DOI :

https://doi.org/10.12957/jbrastele.2013.6418

Mots-clés :

Terminologia como Assunto, Registros Eletrônicos de Saúde, Informática em Enfermagem

Résumé

Objetivos: Este trabalho apresenta um caso de harmonização de terminologias de enfermagem seguida pela representação de conceitos clínicos de acordo com os princípios de modelagem multinível. Materiais e métodos: O modelo Fehring de diagnóstico da diminuição do débito cardíaco baseado na terminologia da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) foi mapeado a termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE). Os conceitos mapeados foram modelados como arquétipos e Concept Constraint Definitions (CCDs), de acordo, respectivamente, com as especificações openEHR e MLHIM. Resultados: Apesar de o mapeamento entre as terminologias resultar incompleto, todos os conceitos do modelo Fehring foram modelados em arquétipos e CCDs. Conclusão: Este trabalho demonstrou a capacidade da modelagem multinível de harmonizar terminologias de enfermagem que não são totalmente compatíveis.

Bibliographies de l'auteur-e

Joyce Rocha de Matos Nogueira

Bolsista de Nível Superior do Programa de Apoio Técnico às Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão (PROATEC) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Mestrado em Saúde Coletiva Pela Universidade Federal Fluminense (2013).

Timothy Wayne Cook

Consultor - Mestrado em Health Informatics pela University of Central Lancashire, Inglaterra(2006).

Luciana Tricai Cavalini

Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro , Brasil - Pós-doutorado em Medicina Social pelo Karolinska Institutet, Suécia (2008).

Téléchargements

Publié-e

2013-03-01

Numéro

Rubrique

Artigos Originais