Curso EAD de Preceptoria em Ensino na Saúde: uma experiência exitosa
Resumen
Introdução e Objetivo: Construir e realizar um curso de capacitação pedagógica à distância para profissionais de saúde que exercem funções de preceptoria em instituições públicas de saúde.
Material e Método: O estudo é do tipo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa sobre desenvolvimento de curso de capacitação pedagógica à distância no Estado do Rio Grande do Norte. Para subsidiar a elaboração do curso foi aplicado um roteiro semiestruturado com 162 profissionais de saúde que desenvolviam a preceptoria em hospitais públicos de ensino para identificar as necessidades pedagógicas relacionadas ao processo educacional, o que fundamentou a construção do conteúdo programático. O curso foi disponibilizado na modalidade à distância através da plataforma Moodle e a primeira turma teve duração de 45 dias.
Resultados: Investir em qualificação do preceptor, partindo dos preceitos da Educação Permanente, proporcionará uma maior apropriação dos saberes para o ensino e consequente conscientização do seu papel de educador no âmbito do trabalho, facilitando a integração entre teoria e prática e consequente melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Conclusões: A estratégia permite capacitar os profissionais de saúde para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao exercício da preceptoria através de reflexões sobre os conceitos de preceptoria, formação profissional dentro das Diretrizes Curriculares e preceitos do SUS, o papel do profissional de saúde enquanto educador, aplicação de metodologias ativas de ensino aprendizado, e métodos de avaliação.
Palavras-chaves: Preceptoria, Educação Permanente, Profissional de Saúde, Educação à Distância
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