Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
Editorial
Poderá ser escrito pelos Editores ou solicitados, pelos Editores, a especialistas da área. Os assuntos de caráter político deverão ser aprovados pelo Conselho Editorial.Artigos Originais
Novas informações de interesse relacionadas à pesquisa experimental, aplicações (assistência ou educação), desenvolvimento ou suporte em telemedicina e telessaúde. Deve ser composto por Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão. Devem cumprir os seguintes requisitos:
- Palavras: até 5000, excluindo referências bibliográficas, tabelas e figuras.
- Referências: até 20.
- Tabelas/Figuras: até 8. No caso de figuras compostas por partes, estas serão consideradas individualmente.
- Resumo/Abstract: até 200 palavras. Devem conter os itens: Objetivo, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusão (Abstract: Aims, Materials and Methods, Results and Conclusion).
- De 3 a 6 keywords, preferencialmente de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou com o Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine (http://www.nlm.nih.gov).
Artigos de Revisão
São artigos de síntese de assuntos bem estabelecidos, com análise crítica da bibliografia consultada e conclusões. Devem cumprir os seguintes requisitos:
- Palavras: até 4000, excluindo referências bibliográficas, tabelas e figuras.
- Referências: até 50.
- Tabelas/Figuras: até 16. No caso de figuras compostas por partes, estas serão consideradas individualmente.
- Resumo/Abstract: até 200 palavras. Os resumos não devem ser divididos em itens. Referências não devem ser citadas nos resumos dos trabalhos.
- De 3 a 6 keywords, preferencialmente de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou com o Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine (http://www.nlm.nih.gov).
Relatos de Experiência
Breve discussão de uma experiência com características singulares de interesse para a temática. Deve ser composto por introdução, relato da experiência, discussão e comentários finais. Devem cumprir os seguintes requisitos:
- Palavras: até 700, excluindo referências bibliográficas, tabelas e figuras.
- Referências: até 8.
- Tabelas/Figuras: até 4. No caso de figuras compostas por partes, estas serão consideradas individualmente.
- Resumo/Abstract: até 60 palavras. Os resumos devem estabelecer: a) O que foi feito; b) qual foi o achado; c) qual foi a conclusão. Estas informações não devem ser divididas em itens. Referências não devem ser citadas nos resumos dos trabalhos.
- De 3 a 6 keywords, preferencialmente de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou com o Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine (http://www.nlm.nih.gov).
Resumo de Teses
Deverão conter o mesmo conteúdo do resumo da dissertação/tese apresentada a uma Universidade. Devem ser compostos por Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões. Não há revisão do texto dos Resumos de Teses. Lembramos que a publicação do resumo não impede a posterior publicação do trabalho completo em qualquer periódico. Devem cumprir os seguintes requisitos:
- Palavras: até 500.
- Resumo/Abstract: até 60 palavras. Os resumos devem estabelecer: a) O que foi feito; b) qual foi o achado; c) qual foi a conclusão. Estas informações não devem ser divididas em itens. Referências não devem ser citadas nos resumos dos trabalhos.
- De 3 a 6 keywords, preferencialmente de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) ou com o Medical Subject Headings (MeSH) da National Library of Medicine (http://www.nlm.nih.gov).
- Nome completo do(s) autor(es) e do(s) orientador(es).
- Certificado de aprovação pelo programa de pós-graduação.
Cartas ao Editor
Críticas a matérias publicadas, de maneira construtiva, objetiva e educativa. As discussões de assuntos específicos serão publicadas a critério dos editores.
- Palavras: até 500.
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